sicnot

Perfil

Economia

Nova presidente da CMVM diz estar disponível para debater alteração do modelo de supervisão

JO\303\203O RELVAS

A nova presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Dias, disse hoje que a sua equipa está disponível para discutir e eventualmente alterar o modelo de supervisão em Portugal.

"Estamos ainda disponíveis e empenhados em contribuir para a discussão sobre o modelo de supervisão em Portugal, sem ideias pré-concebidas", disse Gabriela Dias na sua tomada de posse no Ministério das Finanças em Lisboa como presidente do regulador dos mercados financeiros, acrescentando que o importante é que se chegue ao "modelo que melhor se ajusta" à supervisão financeira em Portugal.

Gabriela Dias substituiu hoje Carlos Tavares na presidência da CMVM, cujo mandato terminou já em setembro de 2015, há mais de um ano, mas que se vinha prolongando desde então.

Além de Gabriela Dias, tomaram ainda hoje posse Filomena Oliveira, como vice-presidente, e Rui Correia Pinto, como vogal. Falta ainda tomar posse João Gião, que já foi ouvido no Parlamento, e que está atualmente no Mecanismo Europeu de Estabilidade.

O Jornal de Negócios escreve hoje que a equipa da CMVM ainda não está completa e que "só em Janeiro, na melhor das hipóteses, é que o órgão máximo volta a contar com cinco elementos".

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01