sicnot

Perfil

Economia

Número de casais desempregados cai 3,8% em termos homólogos e 0,3% face a outubro

O número de casais em que ambos os cônjuges estão inscritos nos centros de emprego desceu 3,8% em novembro em termos homólogos e 0,3% face a outubro, para os 10.456, foi esta quarta-feira divulgado.

De acordo com a informação disponível na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em novembro, do total de desempregados casados ou em união de facto, 20.912 (10,1%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no serviço de emprego.

No final de novembro de 2016, estavam registados nos serviços de emprego do continente 456.449 desempregados, dos quais 45,4% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 207.452.

O desemprego registado nos serviços de emprego do continente diminuiu 11,7% face ao período homólogo e 0,9% em relação ao mês anterior.

Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a novembro de 2015 atingiu 12,6% (com menos 29.865 desempregados), enquanto a variação face a outubro de 2016 foi de -1,1%

Em termos globais, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego conseguiu em novembro a maior quebra homóloga do ano, baixando 11,6% (o equivalente a menos 63.816 pessoas) para 486.434, aproximando-se de níveis de março de 2009.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo IEFP, em comparação com outubro deste ano, o número total de desempregados registados em novembro recuou 0,8%, o que representa menos 4.155 pessoas.

Será necessário recuar até março de 2009 para se encontrar um número de inscritos inferior ao observado em novembro deste ano, tendo-se registado na altura um total de 484.131 inscritos.

Lusa

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.