sicnot

Perfil

Economia

Número de casais desempregados cai 3,8% em termos homólogos e 0,3% face a outubro

O número de casais em que ambos os cônjuges estão inscritos nos centros de emprego desceu 3,8% em novembro em termos homólogos e 0,3% face a outubro, para os 10.456, foi esta quarta-feira divulgado.

De acordo com a informação disponível na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em novembro, do total de desempregados casados ou em união de facto, 20.912 (10,1%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no serviço de emprego.

No final de novembro de 2016, estavam registados nos serviços de emprego do continente 456.449 desempregados, dos quais 45,4% eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 207.452.

O desemprego registado nos serviços de emprego do continente diminuiu 11,7% face ao período homólogo e 0,9% em relação ao mês anterior.

Relativamente aos desempregados casados ou em situação de união de facto, a diminuição face a novembro de 2015 atingiu 12,6% (com menos 29.865 desempregados), enquanto a variação face a outubro de 2016 foi de -1,1%

Em termos globais, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego conseguiu em novembro a maior quebra homóloga do ano, baixando 11,6% (o equivalente a menos 63.816 pessoas) para 486.434, aproximando-se de níveis de março de 2009.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo IEFP, em comparação com outubro deste ano, o número total de desempregados registados em novembro recuou 0,8%, o que representa menos 4.155 pessoas.

Será necessário recuar até março de 2009 para se encontrar um número de inscritos inferior ao observado em novembro deste ano, tendo-se registado na altura um total de 484.131 inscritos.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC