sicnot

Perfil

Economia

Novembro com maior número de anúncios de contratação pública desde janeiro de 2014

O mês de novembro registou o maior número de anúncios publicados em Diário da República desde janeiro de 2014 para a abertura de concursos de aquisição de bens, serviços e empreitadas, num total de 955, informou esta quinta-feira o IMPIC.

Segundo a síntese mensal da contratação pública do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC), os 955 anúncios totalizam 365 milhões de euros, dos quais 226 milhões de euros dizem respeito a contratos de bens e serviços (62%) e o restante a empreitadas de obras públicas.

Em novembro houve mais 182 anúncios de concursos do que no mês anterior, o que representa um acréscimo de 64 milhões de euros na despesa, e 185 anúncios na comparação com novembro de 2015, traduzindo uma subida de 95 milhões de euros.

A nota do IMPIC referiu ainda que em novembro foram publicados 9.775 contratos, totalizando 442 milhões de euros, tendo o procedimento mais utilizado sido o ajuste direto (87%), mas, do ponto de vista da despesa, o peso dos procedimentos concursais (195 milhões de euros) é idêntico ao dos ajustes diretos (190 milhões de euros).

Na comparação com outubro, em novembro foram publicados no portal BASE (Portal dos Contratos Públicos) mais 124 contratos, mas representando menos 36 milhões de euros, enquanto em termos homólogos foram publicados menos 2.130 contratos, significando menos 14 milhões euros na despesa contratada.

Comparando com novembro de 2015, foram celebrados menos contratos (11.897 contra 9.757), traduzindo uma diminuição de 15 milhões de euros.

A nível das obras públicas houve mais 64 contratos e mais 68 milhões de euros na despesa pública.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.