sicnot

Perfil

Economia

Vendas estão a subir entre 10% a 15% este Natal face ao anterior

As vendas na quadra natalícia estarão a subir entre 10% a 15% este ano, comparativamente ao ano anterior, disse à Lusa o vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

"As informações que tenho recebido dos vários pontos do país são de que as vendas não estarão muito mal, estarão acima do ano passado, entre 10% a 15%", afirmou Vasco Mello.

"Há uma recuperação do consumo, nomeadamente no calçado, sendo certo que no vestuário e na eletrónica é menor", acrescentou o vice-presidente da confederação.

"O calçado está a ter um bom comportamento", acrescentou, adiantando que a área alimentar também regista uma boa dinâmica.

O período de Natal é capaz de representar, no mínimo, ao dobro das vendas de um mês normal, exemplificou Vasco Mello, adiantando que o peso das vendas nesta quadra depende do setor.

Relativamente a lei dos saldos, cujas novas regras estão em vigor desde 2015, Vasco Mello salientou que "a existência de promoções tem tido alguma influência para o aumento das vendas", mas alertou para a questão da margem comercial.

"Esta famosa lei" levou a uma "diminuição brutal das margens de comercialização", apontou, defendendo que "todo este modelo deve ser repensado".

Com as promoções, "até podem ter mais vendas, mas não sei se os comerciantes ganham mais dinheiro", disse.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.