sicnot

Perfil

Economia

ANA alerta para constragimentos nos aeroportos devido à greve da Groundforce

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A Groundforce Portugal alertou esta sexta-feira para a possibilidade de constrangimentos nos aeroportos a partir de sábado, recomendando aos passageiros que transportem o mínimo de bagagem possível de forma a minimizar os inconvenientes da greve.

Em comunicado, a Groundforce diz que está a desenvolver todos os esforços para diminuir os efeitos da greve dos trabalhadores do "handling" (assistência em terra), mitigando as possíveis repercussões da mesma junto das companhias aéreas e passageiros.

No sábado, véspera de Natal, foi convovada uma greve na Groundforce pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e, nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, uma paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) na Portway e na Groundforce, as duas principais empresas de "handling".

À greve nas duas principais empresas de 'handling' junta-se a greve dos trabalhadores da Prosegur e Securitas, que são quem assegura o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores do aeroporto, convocada para 27, 28 e 29 de dezembro também pelo SITAVA.

Na quinta-feira, a ANA - Aeroportos de Portugal informou que a greve dos trabalhadores do 'handling' e da segurança deverá causar constrangimentos nos aeroportos a partir de sábado e pediu aos passageiros para chegarem com antecedência e de preferência com bagagem de porão.

Em comunicado, a gestora dos aeroportos portugueses adverte que "é previsível que o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais venha a sofrer constrangimentos", devido às greves convocadas para os dias 24, 27, 28, 29 e 30 de dezembro, recomendando que "durante os dias abrangidos pelos pré-avisos de greve, se apresentem no aeroporto respetivo com a devida antecedência e sigam as instruções transmitidas pela sua companhia aérea".

Na mesma nota, a ANA sugere aos passageiros que privilegiem a utilização de bagagem de porão, reduzindo o transporte de bagagem de cabine, "facilitando assim o processo de controlo de segurança de pessoas e bens".

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.