sicnot

Perfil

Economia

Estado arrecadou mais de 35.700 milhões em impostos até novembro

REUTERS

O Estado arrecadou mais de 35.700 milhões de euros em impostos até novembro, um aumento de 516,4 milhões de euros face ao mesmo período de 2015, resultado do aumento da receita com impostos indiretos, segundo a DGO.

De acordo com a síntese da execução orçamental até novembro divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Estado cobrou 35.787 milhões de euros em impostos nos 11 meses deste ano, um aumento de 516,4 milhões de euros (+1,5%) face ao período homólogo.

A DGO explica este aumento com o "desempenho favorável da receita dos impostos indiretos", que subiram 1.459,9 milhões de euros (7,6%), impulsionados sobretudo pelo crescimento da receita com os impostos sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), do Tabaco (IT), sobre o Valor Acrescentado (IVA) e sobre Veículos (ISV).

Por sua vez, a receita com impostos diretos caiu 5,9%, com o Imposto sobre o Rendimento de pessoas Coletivas (IRC) a descer 9,7% (411 milhões de euros) e o Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) a diminuir 4,7% (532,7 milhões de euros).

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22