sicnot

Perfil

Economia

Constitucionalistas e deputados do PS criticam controlo de desempregados

Vários constitucionalistas e deputados do PCP e do Bloco de Esquerda contestam a lei que obriga os desempregados a comunicar saídas do país aos centros de emprego.

O assunto faz manchete na edição de hoje do Diário de Notícias. A lei em vigor não distingue períodos curtos ou de longa duração. Os desempregados têm de informar o centro de emprego sempre que viajam para o exterior e mesmo que essa deslocação não tenha motivação laboral.

Nos casos mais extremos de faltas sucessivas a convocatórias, os desempregados podem mesmo perder o subsídio.

Os constitucionalistas questionados pelo jornal discordam deste caráter punitivo da lei.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que coordena a representação do PS na comissão parlamentar de trabalho, diz que o assunto não é prioritário e que o método é aceitável.

  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.