sicnot

Perfil

Economia

Constitucionalistas e deputados do PS criticam controlo de desempregados

Vários constitucionalistas e deputados do PCP e do Bloco de Esquerda contestam a lei que obriga os desempregados a comunicar saídas do país aos centros de emprego.

O assunto faz manchete na edição de hoje do Diário de Notícias. A lei em vigor não distingue períodos curtos ou de longa duração. Os desempregados têm de informar o centro de emprego sempre que viajam para o exterior e mesmo que essa deslocação não tenha motivação laboral.

Nos casos mais extremos de faltas sucessivas a convocatórias, os desempregados podem mesmo perder o subsídio.

Os constitucionalistas questionados pelo jornal discordam deste caráter punitivo da lei.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que coordena a representação do PS na comissão parlamentar de trabalho, diz que o assunto não é prioritário e que o método é aceitável.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.