sicnot

Perfil

Economia

Constitucionalistas e deputados do PS criticam controlo de desempregados

Vários constitucionalistas e deputados do PCP e do Bloco de Esquerda contestam a lei que obriga os desempregados a comunicar saídas do país aos centros de emprego.

O assunto faz manchete na edição de hoje do Diário de Notícias. A lei em vigor não distingue períodos curtos ou de longa duração. Os desempregados têm de informar o centro de emprego sempre que viajam para o exterior e mesmo que essa deslocação não tenha motivação laboral.

Nos casos mais extremos de faltas sucessivas a convocatórias, os desempregados podem mesmo perder o subsídio.

Os constitucionalistas questionados pelo jornal discordam deste caráter punitivo da lei.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que coordena a representação do PS na comissão parlamentar de trabalho, diz que o assunto não é prioritário e que o método é aceitável.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".