sicnot

Perfil

Economia

Constitucionalistas e deputados do PS criticam controlo de desempregados

Vários constitucionalistas e deputados do PCP e do Bloco de Esquerda contestam a lei que obriga os desempregados a comunicar saídas do país aos centros de emprego.

O assunto faz manchete na edição de hoje do Diário de Notícias. A lei em vigor não distingue períodos curtos ou de longa duração. Os desempregados têm de informar o centro de emprego sempre que viajam para o exterior e mesmo que essa deslocação não tenha motivação laboral.

Nos casos mais extremos de faltas sucessivas a convocatórias, os desempregados podem mesmo perder o subsídio.

Os constitucionalistas questionados pelo jornal discordam deste caráter punitivo da lei.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que coordena a representação do PS na comissão parlamentar de trabalho, diz que o assunto não é prioritário e que o método é aceitável.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.