sicnot

Perfil

Economia

PCP e BE querem 25 dias de férias para setores público e privado

ANT\303\223NIO COTRIM

A esquerda quer repor os 25 dias de férias para os trabalhadores dos setores público e privado. Os Verdes querem que o Carnaval seja feriado nacional. Estas são propostas a ser apresentadas já em janeiro.

Com o novo ano, volta a discussão. O Bloco de Esquerda, o PCP e Os Verdes vão apresentar vários projetos de lei no início de 2017. Na mesa estão a reposição dos 25 dias de férias e um dia extra por cada 10 anos de serviço, propõe os comunistas.

Ainda assim, e mesmo que estas propostas sejam aprovadas já em janeiro, só em 2018 é que os trabalhadores terão direito a mais dias de férias. Isto porque o calendário laboral é fechado no início de cada ano.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.