sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública desceu 1,9 mil milhões de euros em novembro

A dívida pública desceu 1,9 mil milhões de euros em novembro do ano passado, segundo dados do Banco de Portugal.

Última atualização às 12:01

Em novembro de 2016, a dívida pública situou-se em 241,8 mil milhões de euros, reduzindo 1,3 mil milhões de euros relativamente ao final do mês anterior - o que reflete uma diminuição nos empréstimos de 1,9 mil milhões de euros, essencialmente por via do reembolso antecipado de empréstimos do FMI e emissões líquidas positivas de títulos, com destaque para a terceira emissão de obrigações do Tesouro.

De acordo com a instituição, a diminuição da dívida pública foi acompanhada por uma redução menos acentuada dos ativos em depósitos (0,6 mil milhões de euros).

A dívida pública líquida de depósitos da administração central, por sua vez, registou uma redução de 0,7 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 223,7 mil milhões de euros.

Com Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.