sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública desceu 1,9 mil milhões de euros em novembro

A dívida pública desceu 1,9 mil milhões de euros em novembro do ano passado, segundo dados do Banco de Portugal.

Última atualização às 12:01

Em novembro de 2016, a dívida pública situou-se em 241,8 mil milhões de euros, reduzindo 1,3 mil milhões de euros relativamente ao final do mês anterior - o que reflete uma diminuição nos empréstimos de 1,9 mil milhões de euros, essencialmente por via do reembolso antecipado de empréstimos do FMI e emissões líquidas positivas de títulos, com destaque para a terceira emissão de obrigações do Tesouro.

De acordo com a instituição, a diminuição da dívida pública foi acompanhada por uma redução menos acentuada dos ativos em depósitos (0,6 mil milhões de euros).

A dívida pública líquida de depósitos da administração central, por sua vez, registou uma redução de 0,7 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 223,7 mil milhões de euros.

Com Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.