sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores atinge valor máximo desde 2000

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Há 16 anos que os consumidores portugueses não estavam tão confiantes. O indicador aumentou nos últimos quatro meses, de forma mais significativa em dezembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o indicador de confiança dos consumidores atingiu o valor máximo desde agosto de 2000.

A recuperação em dezembro deveu-se, sobretudo, ao contributo positivo das perspetivas relativas à evolução do desemprego e das expectativas relativas à situação económica do país e, menos expressivamente, das apreciações da evolução da situação financeira do agregado familiar e da poupança, explica o gabinete de estatísticas.

Já o indicador de clima económico diminuiu em dezembro na construção e obras públicas e no comércio, tendo aumentado na indústria transformadora e nos serviços.

Com Lusa

  • Prémio Pessoa 2017 distingue arquiteto Manuel Aires Mateus
    2:06

    Cultura

    O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa 2017. O anuncio foi feito esta manhã pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão. Manuel Aires Mateus é escolhido pelo "caráter inovador" na "continuidade entre o passado e a atualidade".