sicnot

Perfil

Economia

Lone Star é o favorito na corrida à compra do Novo Banco

© Rafael Marchante / Reuters

O Banco de Portugal divulgou esta quarta-feira a avaliação às ofertas de compra do Novo Banco e recomendou o fundo norte-americano Lone Star como principal candidato, com o qual vai desenvolver mais negociações.

No comunicado, o regulador considera que o fundo americano "é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial".

No entanto, o Banco de Portugal realça que a proposta do Lone Star "apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações".

O regulador adianta também que esta "nova fase de negociações (...) não exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda (...) e que já mostraram disponibilidade para o fazer."

  • Ricciardi admite nacionalização se objetivo for "espartilhar" o Novo Banco
    0:38

    Economia

    O ex-presidente do BESI diz que, se for para "espartilhar" o Novo Banco, a melhor solução é nacionalizá-lo. No programa Negócios da Semana, da SIC Notícias, José Maria Ricciardi afirmou que pretende recuperar aquilo que foi o BES como o maior banco privado nacional mas, na atual situação, disse que não aceita o tipo de propostas de investimento que estarão em cima da mesa.

  • Governo admite nacionalizar Novo Banco
    2:14

    Economia

    O ministro das Finanças admite nacionalizar o Novo Banco. A possibilidade é assumida numa altura crucial para o processo de venda do antigo BES. Mário Centeno defende que, quando se trata da estabilidade do sistema financeiro, nenhuma possibilidade pode ser excluída.

  • Venda do Novo Banco não terá garantias de Estado

    Economia

    O ministro das Finanças diz que "não haverá garantias de Estado no Novo Banco". A declaração faz manchete no Diário de Notícias de hoje, numa entrevista em que Centeno manifesta também a convicção de que a nova administração da Caixa Geral de Depósitos poderá ter luz verde do BCE na próxima semana.

  • O processo de venda do Novo Banco
    1:55

    Economia

    O Governo parece não querer fechar nenhuma porta, mesmo com o desfecho da venda do Novo banco à vista. Isso mesmo disse o ministro das Finanças, Mário Centeno, numa entrevista ao DN e à TSF. As mais recentes declarações sobre o processo de venda explicadas pelo jornalista da SIC, Joel Soares.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.