sicnot

Perfil

Economia

Lone Star é o favorito na corrida à compra do Novo Banco

© Rafael Marchante / Reuters

O Banco de Portugal divulgou esta quarta-feira a avaliação às ofertas de compra do Novo Banco e recomendou o fundo norte-americano Lone Star como principal candidato, com o qual vai desenvolver mais negociações.

No comunicado, o regulador considera que o fundo americano "é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial".

No entanto, o Banco de Portugal realça que a proposta do Lone Star "apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações".

O regulador adianta também que esta "nova fase de negociações (...) não exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda (...) e que já mostraram disponibilidade para o fazer."

  • Ricciardi admite nacionalização se objetivo for "espartilhar" o Novo Banco
    0:38

    Economia

    O ex-presidente do BESI diz que, se for para "espartilhar" o Novo Banco, a melhor solução é nacionalizá-lo. No programa Negócios da Semana, da SIC Notícias, José Maria Ricciardi afirmou que pretende recuperar aquilo que foi o BES como o maior banco privado nacional mas, na atual situação, disse que não aceita o tipo de propostas de investimento que estarão em cima da mesa.

  • Governo admite nacionalizar Novo Banco
    2:14

    Economia

    O ministro das Finanças admite nacionalizar o Novo Banco. A possibilidade é assumida numa altura crucial para o processo de venda do antigo BES. Mário Centeno defende que, quando se trata da estabilidade do sistema financeiro, nenhuma possibilidade pode ser excluída.

  • Venda do Novo Banco não terá garantias de Estado

    Economia

    O ministro das Finanças diz que "não haverá garantias de Estado no Novo Banco". A declaração faz manchete no Diário de Notícias de hoje, numa entrevista em que Centeno manifesta também a convicção de que a nova administração da Caixa Geral de Depósitos poderá ter luz verde do BCE na próxima semana.

  • O processo de venda do Novo Banco
    1:55

    Economia

    O Governo parece não querer fechar nenhuma porta, mesmo com o desfecho da venda do Novo banco à vista. Isso mesmo disse o ministro das Finanças, Mário Centeno, numa entrevista ao DN e à TSF. As mais recentes declarações sobre o processo de venda explicadas pelo jornalista da SIC, Joel Soares.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.