sicnot

Perfil

Economia

DBRS não deverá baixar rating de Portugal por causa da recente subida dos juros

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A agência DBRS não acredita que o nível atual dos juros da dívida portuguesa possa levar a um corte do rating aplicado ao Estado português.

Numa resposta por email, em exclusivo para a SIC, a agência de rating canadiana realça que é preciso ter em conta outros indicadores num horizonte a longo prazo. Deste modo, não serão os juros acima dos 4% que poderão levar a um corte por parte da agência, a única que mantém Portugal acima do nível "Lixo".

A DBRS aponta a dívida pública ou o crescimento da economia como fatores essenciais. Ainda assim, a agência realça o impacto deste aumento de juros, nomeadamente em termos do setor bancário, apesar das mudanças positivas em 2016, assinaladas pela DBRS.

No email enviado à SIC, a agência canadiana sublinha ainda que os recentes dados da inflação na Alemanha podem levar o Banco Central Europeu - mais cedo do que se esperava - a subir a taxa de juro de referência e a optar políticas monetária mais duras.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.