sicnot

Perfil

Economia

DBRS não deverá baixar rating de Portugal por causa da recente subida dos juros

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A agência DBRS não acredita que o nível atual dos juros da dívida portuguesa possa levar a um corte do rating aplicado ao Estado português.

Numa resposta por email, em exclusivo para a SIC, a agência de rating canadiana realça que é preciso ter em conta outros indicadores num horizonte a longo prazo. Deste modo, não serão os juros acima dos 4% que poderão levar a um corte por parte da agência, a única que mantém Portugal acima do nível "Lixo".

A DBRS aponta a dívida pública ou o crescimento da economia como fatores essenciais. Ainda assim, a agência realça o impacto deste aumento de juros, nomeadamente em termos do setor bancário, apesar das mudanças positivas em 2016, assinaladas pela DBRS.

No email enviado à SIC, a agência canadiana sublinha ainda que os recentes dados da inflação na Alemanha podem levar o Banco Central Europeu - mais cedo do que se esperava - a subir a taxa de juro de referência e a optar políticas monetária mais duras.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Ciclista Peter Sagan tricampeão do mundo

    Desporto

    O eslovaco Peter Sagan deixou este domingo mais uma marca na história do ciclismo, ao sagrar-se campeão do mundo de fundo pela terceira vez consecutiva, uma proeza inédita para norueguês ver e lamentar.