sicnot

Perfil

Economia

APETRO sauda investigação a preços dos combustíveis

SIC

A Galp, BP e Repsol, entre outras associadas da APETRO, saudaram esta terça-feira a investigação sobre o aumento das margens de venda dos combustíveis, pedida pelo Governo, que consideram "natural" face à descida do preço de venda ao público.

"Saudamos a iniciativa, mais uma a juntar a outras já realizadas, que vão ao encontro da nossa política de transparência e rigor", afirma a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), em comunicado divulgado esta terça-feira.

O comentário da associação surge depois de, no passado fim de semana, ter sido divulgada uma carta enviada pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, à Autoridade da Concorrência a pedir uma investigação acerca do aumento da margem bruta sobre o preço final antes de impostos dos combustíveis face à "evidência que fundamenta um esforço na investigação".

Quanto a esta afirmação, de aumento percentual da margem bruta do setor petrolífero entre 2012 e 2016, a APRETO responde: "É perfeitamente natural que assim seja pois, sendo a parcela correspondente ao valor de ADC (custos de Armazenagem, incluindo reservas obrigatórias, distribuição e comercialização, onde se encontra a margem grossista e retalhista) maioritariamente fixa, e tendo o valor final do PMVP (preço médio de venda ao público) descido, a percentagem que representa neste é superior".

A associação salienta, no entanto, que esta subida da margem bruta "não significa" que a margem comercial do setor petrolífero tenha aumentado, mas antes que se tenha verificado o contrário.

"Comparando os valores médios de 2012 e 2016, o valor de ADC para a Gasolina 95 desceu 2,7 cêntimos/litro e para o Gasóleo Rodoviário desceu 2,1 cêntimos/litro", afirma, acrescentando que nesse período se deu um agravamento da carga fiscal de 8,3 cêntimos por litro na gasolina e de 8,5 cêntimos por litro no gasóleo.

Nesse período, segundo a associação, aumentou também o custo de incorporação de biocombustível, de 1,4 cêntimos por litro na gasolina e de 1,2 cêntimos por litro no gasóleo.

Também a Associação de Revendedores de Combustíveis (Anarec) já reagiu ao pedido de investigação pedido pelo Governo, recusando ter tido algum benefício do aumento da margem bruta sobre o preço final antes de impostos dos combustíveis.

No pedido àquela autoridade, o governante diz ser "difícil compreender como é possível que em três anos de forte e continuada redução do custo das matérias-primas, a margem bruta por litro vendido tenha resistido de forma tão persistente".

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.