APETRO sauda investigação a preços dos combustíveis
SIC
10.01.2017 16h55
A Galp, BP e Repsol, entre outras associadas da APETRO, saudaram esta terça-feira a investigação sobre o aumento das margens de venda dos combustíveis, pedida pelo Governo, que consideram "natural" face à descida do preço de venda ao público.
"Saudamos a iniciativa, mais uma a juntar a outras já realizadas, que vão ao encontro da nossa política de transparência e rigor", afirma a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), em comunicado divulgado esta terça-feira.
O comentário da associação surge depois de, no passado fim de semana, ter sido divulgada uma carta enviada pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, à Autoridade da Concorrência a pedir uma investigação acerca do aumento da margem bruta sobre o preço final antes de impostos dos combustíveis face à "evidência que fundamenta um esforço na investigação".
Quanto a esta afirmação, de aumento percentual da margem bruta do setor petrolífero entre 2012 e 2016, a APRETO responde: "É perfeitamente natural que assim seja pois, sendo a parcela correspondente ao valor de ADC (custos de Armazenagem, incluindo reservas obrigatórias, distribuição e comercialização, onde se encontra a margem grossista e retalhista) maioritariamente fixa, e tendo o valor final do PMVP (preço médio de venda ao público) descido, a percentagem que representa neste é superior".
A associação salienta, no entanto, que esta subida da margem bruta "não significa" que a margem comercial do setor petrolífero tenha aumentado, mas antes que se tenha verificado o contrário.
"Comparando os valores médios de 2012 e 2016, o valor de ADC para a Gasolina 95 desceu 2,7 cêntimos/litro e para o Gasóleo Rodoviário desceu 2,1 cêntimos/litro", afirma, acrescentando que nesse período se deu um agravamento da carga fiscal de 8,3 cêntimos por litro na gasolina e de 8,5 cêntimos por litro no gasóleo.
Nesse período, segundo a associação, aumentou também o custo de incorporação de biocombustível, de 1,4 cêntimos por litro na gasolina e de 1,2 cêntimos por litro no gasóleo.
Também a Associação de Revendedores de Combustíveis (Anarec) já reagiu ao pedido de investigação pedido pelo Governo, recusando ter tido algum benefício do aumento da margem bruta sobre o preço final antes de impostos dos combustíveis.
No pedido àquela autoridade, o governante diz ser "difícil compreender como é possível que em três anos de forte e continuada redução do custo das matérias-primas, a margem bruta por litro vendido tenha resistido de forma tão persistente".
Lusa
Relacionados
-
Governo pede investigação sobre margens de lucro das gasolineiras
O Governo pediu mais uma investigação sobre o preço dos combustíveis à Autoridade da Concorrência.
-
Combustíveis descem segunda-feira
Pela primeira vez em sete semanas, os combustíveis vão descer na próxima segunda-feira.
-
Gasolina e gasóleo mais caros
Os combustíveis voltaram a aumentar hoje pela sexta semana consecutiva. A gasolina sobe um cêntimo por litro. No gasóleo a subida varia entre meio e um cêntimo por litro.
-
Combustíveis mais caros na próxima semana
Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a aumentar na próxima semana: um cêntimo por litro na gasolina, enquanto no gasóleo a subida deve oscilar entre meio e um cêntimo por litro.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.