sicnot

Perfil

Economia

Número de passageiros nos aeroportos sobe no 3º trimestre de 2016

O número de passageiros nos aeroportos portugueses ascendeu a 14,8 milhões no terceiro trimestre de 2016, traduzindo um aumento homólogo de 13,3% e destacando-se o crescimento de 16,6% de Faro, segundo o INE.

Entre embarques, desembarques e trânsitos diretos, registou-se igualmente um acréscimo de 11,7% no número de aviões que aterraram nos aeroportos (57,2 mil). Além de Faro, também os restantes aeroportos apresentaram crescimentos de dois dígitos: Porto com 12,5%, Funchal 12,4%, Lisboa 12,1% e Ponta Delgada com 11,7%. Também os comboios registaram aumentos no número de passageiros transportados (2,2% no terceiro trimestre face a 2,1% nos três meses precedentes), num total de 33,1 milhões.

O transporte ferroviário suburbano, que corresponde a 87,1% do total, cresceu 2,3% (1,8% no segundo trimestre), enquanto as ligações interurbanas aumentaram 1,9% (4,7% no trimestre anterior). Em termos internacionais, os passageiros transportados por comboio diminuíram 2,8% no terceiro trimestre, para 73 mil pessoas.

Os metropolitanos de Lisboa, Porto e Sul do Tejo tiveram, no seu conjunto, um acréscimo de 3,3% no número de passageiros, atingindo 52,1 milhões de pessoas. O metropolitano de Lisboa aumentou 4,2% (36 milhões de passageiros), o do Porto estabilizou nos 13,4 milhões e o do Sul do Tejo teve um acréscimo de 8,1% (2,6 milhões de passageiros). O movimento de passageiros cresceu também no rio Tejo, que representa 63,2% do transporte fluvial, aumentando 6,2% (1,7% no segundo trimestre), num total de 4 milhões de pessoas.

O transporte fluvial abrangeu 6,4 milhões de pessoas, dos quais 114,3 mil em travessias internacionais.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.