sicnot

Perfil

Economia

Número de passageiros nos aeroportos sobe no 3º trimestre de 2016

O número de passageiros nos aeroportos portugueses ascendeu a 14,8 milhões no terceiro trimestre de 2016, traduzindo um aumento homólogo de 13,3% e destacando-se o crescimento de 16,6% de Faro, segundo o INE.

Entre embarques, desembarques e trânsitos diretos, registou-se igualmente um acréscimo de 11,7% no número de aviões que aterraram nos aeroportos (57,2 mil). Além de Faro, também os restantes aeroportos apresentaram crescimentos de dois dígitos: Porto com 12,5%, Funchal 12,4%, Lisboa 12,1% e Ponta Delgada com 11,7%. Também os comboios registaram aumentos no número de passageiros transportados (2,2% no terceiro trimestre face a 2,1% nos três meses precedentes), num total de 33,1 milhões.

O transporte ferroviário suburbano, que corresponde a 87,1% do total, cresceu 2,3% (1,8% no segundo trimestre), enquanto as ligações interurbanas aumentaram 1,9% (4,7% no trimestre anterior). Em termos internacionais, os passageiros transportados por comboio diminuíram 2,8% no terceiro trimestre, para 73 mil pessoas.

Os metropolitanos de Lisboa, Porto e Sul do Tejo tiveram, no seu conjunto, um acréscimo de 3,3% no número de passageiros, atingindo 52,1 milhões de pessoas. O metropolitano de Lisboa aumentou 4,2% (36 milhões de passageiros), o do Porto estabilizou nos 13,4 milhões e o do Sul do Tejo teve um acréscimo de 8,1% (2,6 milhões de passageiros). O movimento de passageiros cresceu também no rio Tejo, que representa 63,2% do transporte fluvial, aumentando 6,2% (1,7% no segundo trimestre), num total de 4 milhões de pessoas.

O transporte fluvial abrangeu 6,4 milhões de pessoas, dos quais 114,3 mil em travessias internacionais.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..