sicnot

Perfil

Economia

Sindicatos querem participação no capital e cogestão dos trabalhadores do Novo Banco

A União dos Sindicatos Independentes (USI) quer a participação no capital e a cogestão dos trabalhadores no Novo Banco e que a solução para a instituição corresponda a "um projeto sustentado de desenvolvimento, credível e viável".

Em comunicado, esta confederação sindical que integra dois sindicatos do setor bancário, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB), afirma que a importância do Novo Banco exige que "seja evitada uma venda precipitada ou que este seja desmembrado, com trágica perda de valor", e que coloque em risco o banco, os colaboradores, mas também a economia portuguesa.

O USI admite que a "cada vez mais aventada nacionalização transitória poderá ser um meio adequado" para garantir que o Novo Banco e as empresas que apoia continuem a ser um fator de desenvolvimento da economia portuguesa.

Já em caso de venda, quer que o novo acionista assegure um projeto que garanta que o Novo Banco "seja uma instituição viável e com futuro" e "não uma oportunidade de especulação financeira, meramente com vista ao desmembramento ou (re)venda do Banco".

"É assim imprescindível que seja tomada uma decisão que, a seu tempo, mas não a destempo, assegure um Novo Banco uno, estável, com compromisso da manutenção dos postos de trabalho e do centro de gestão em Portugal", lê-se na nota.

Quanto à partilha com os colaboradores, a USI defende a possibilidade de participação no capital, "numa parte reservada para o efeito", no caso de futura venda, e a criação "de um sistema de cogestão", que permita aos colaboradores terem "efetiva intervenção na gestão e no futuro do Banco", à semelhança do que "ocorre nas mais avançadas economias europeias".

Especificamente sobre o modelo de cogestão, sublinha ainda que "é decisivo assegurar que os representantes dos trabalhadores integrem os órgãos de fiscalização e de supervisão das empresas".

A USI afirma que, se assim fosse, ter-se-ia provavelmente "evitado o abrupto colapso ou as perdas monumentais que ocorreram em bancos e operadoras de telecomunicações, entre outras", com repercussões a nível nacional e mundial.

A confederação diz estar a acompanhar "atentamente a situação do Novo Banco" e lembra a importância "da instituição de crédito de referência no panorama nacional, mantendo uma importante quota do mercado bancário português", assim como a relevância do seu apoio às pequenas e médias empresas nacionais.

Lusa

  • Negócios da Semana 11-01-16
    54:03

    Negócios da Semana

    Com: José Gomes Ferreira Convidados: Nuno Gaioso Ribeiro, Tiago Caiado Guerreiro, João Vieira Pereira, Filipe Alves. Em Análise: Dívida Pública, aumento de Juros, Nacionalização do Novo Banco, Banca aumento de Capital.

  • Lone Star disponível para negociar compra do Novo Banco
    1:24

    Economia

    O Governo já se reuniu com todos os concorrentes à compra do Novo Banco. Até ao momento mantém-se a prioridade da venda, antes de qualquer outra alternativa, como a nacionalização. Esta opção obrigaria a negociações com Bruxelas e com o Banco Central Europeu. O fundo norte-americano Lone Star mostrou-se disponível para negociar a compra.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.