sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal estuda venda parcial do Novo Banco

© Rafael Marchante / Reuters

O Banco de Portugal está a estudar a hipótese da venda parcial do Novo Banco. A notícia é avançada hoje pelo jornal Expresso que diz que, neste cenário, mais de 50% do capital do banco seria vendido.

O Governo teria que pedir pela segunda vez a Bruxelas uma extensão do prazo de alienação do capital restante para lá da data limite para a venda, a 3 de agosto.

A solução pressupõe ainda uma negociação com a Direção-Geral da Concorrência europeia e um consequente encolhimento do banco em dimensão, número de balcões e trabalhadores.

Este é um cenário que só avançará numa fase posterior das negociações e é uma solução idêntica à que estava a ser negociada com o grupo chinês Minsheng.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.