sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas regista maior aumento desde 2001

O preço das casas em Portugal registou a subida mais alta dos últimos 15 anos. As contas que são agora conhecidas dizem respeito a setembro do ano passado. São 7.5% mais que no mesmo mês de 2015.

Só em 2001 se conhece aumento homólogo parecido.

Depois dos anos de austeridade, o preço dos imóveis em Portugal tem vindo a recuperar, o que acontece desde 2013.

Lisboa, Faro e Braga são os distritos mais caros. Na capital do país, a valorização atinge os 14%.

As taxas de juro historicamente baixas, a maior concessão de crédito à habitação e o aluguer de curta duração estão a impulsionar a compra de casa pelos portugueses.

  • Cinco mortos provocados pelo tufão Hato em Macau
    1:13
  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.