sicnot

Perfil

Economia

Marcelo defende que descida da TSU ajuda a economia

Marcelo defende que descida da TSU ajuda a economia

O Presidente da República diz que promulgou rapidamente o diploma que dita a descida da TSU porque, depois do aumento do salário mínimo, faltava uma contrapartida para as empresas. Já esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa explicou as várias razões que o levaram a aceitar o documento.

  • Marcelo promulga descida da TSU em 15 horas
    1:47

    Economia

    O Presidente da República promulgou esta manhã a descida da Taxa Social Única. Foi uma aprovação relâmpago, já que Marcelo Rebelo de Sousa só recebeu o decreto do Governo ontem à noite. Apesar da luz verde de Belém, a medida deverá ser discutida em breve no Parlamento, onde poderá ser chumbada.

  • Passos defendeu descida da TSU em 2011
    2:08

    TSU/PEC

    A alteração da TSU tem sido, nos últimos anos, um assunto polémico. O anterior Governo PSD-CDS/PP também tentou descer a Segurança Social para os patrões, o que motiva a acusação de falta de coerência a Passos Coelho.Nessa altura, acabou por provocar a primeira crise na coligação e trazer o país para a rua em protesto.

  • Cristas e UGT não encontram "outra compensação" para descida da TSU
    1:32

    Economia

    Assunção Cristas reuniu-se esta manhã com o líder da UGT para discutir o decreto que visa a redução da TSU, já promulgado pelo Presidente da República. Apesar de em 2016 o CDS ter votado contra uma medida semelhante, a líder centrista ainda não revelou a posição do partido. Já Carlos Silva ficou mais sossegado após a reunião com Cristas e diz que "não conseguem encontrar outra compensação, não há milagres nestas coisas".

  • PSD, BE e PCP vão votar textos diferentes sobre a TSU
    1:20

    Economia

    Os parceiros sociais e o Governo estão confiantes de que no Parlamento o diploma sobre a descida da TSU vai passar precisamente porque PSD, Bloco e PCP vão votar textos diferentes. José Gomes Ferreira explica isso mesmo, depois de ter ouvido António Saraiva na Edição da Noite.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.