sicnot

Perfil

Economia

Dados do INE mostram estabilização da atividade económica no final de 2016

© Leonhard Foeger / Reuters

O indicador de atividade económica, disponível até novembro de 2016, e o de clima económico, disponível até dezembro passado, estabilizaram em Portugal, segundo dados esta quarta-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de atividade económica estabilizou em novembro nos 0,9 pontos, suspendendo o perfil descendente iniciado em outubro de 2015.

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) estabilizou em dezembro nos 1,2 pontos, após ter diminuído nos dois meses anteriores.

O indicador quantitativo do consumo privado (calculado através de inquéritos a particulares), por sua vez, apresentou um crescimento homólogo mais acentuado em novembro "devido ao contributo mais elevado da componente de consumo corrente", destaca o INE.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou "refletindo o comportamento da componente de material de transporte, que passou de um contributo negativo para um contributo nulo, e da componente de construção, que registou um contributo negativo menos expressivo", acrescenta.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos.
Em novembro, o índice de volume de negócios da indústria acelerou, tendo-se verificado uma estabilização do índice de produção industrial e uma diminuição homóloga "menos intensa" do respetivo índice de preços.

O índice de volume de negócios dos serviços acelerou também em novembro, enquanto o índice de produção da construção e obras públicas registou uma redução "menos acentuada".

Lusa

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.