sicnot

Perfil

Economia

Lagarde diz que FMI procura respostas para desigualdades

© Ruben Sprich / Reuters

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, afirmou esta quarta-feira que o FMI despertou tarde para o agravamento das desigualdades no mundo, mas procura agora respostas para o problema.

"Quando temos uma crise ou recebemos sinais muito fortes, como temos recebido dos eleitores que dizem 'não', é o momento de vermos as políticas que estão a ser seguidas e o que podemos fazer mais", afirmou Lagarde num debate no Fórum Económico Mundial de Davos.

Segundo Lagarde, o FMI "apercebeu-se agora da maneira mais difícil da importância" desta questão e também da "importância de a estudar e encontrar respostas", afirmou.

A organização internacional Oxfam divulgou no domingo um relatório referindo que as oito pessoas mais ricas do mundo acumulam a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, equivalente a 3,6 mil milhões de pessoas.

Lusa

  • FMI ligeiramente mais otimista no desempenho da economia da zona euro em 2017 e 2018

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) está ligeiramente mais otimista relativamente à economia da zona euro, prevendo um crescimento de 1,6% este ano, mas mantém a projeção para 2018. No "World Economic Outlook" publicado esta segunda-feira, o FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresça 1,6% este ano, contra uma projeção de 1,5% realizada em outubro.

  • Shakira e Matt Damon embaixadores do Fórum Económico Mundial
    1:50

    Economia

    Em Davos, na Suíça, está a decorrer o Fórum Económico Mundial onde se discutem ideias para equilibrar as diferenças entre ricos e pobres que há no mundo. Para isso, o evento conta com embaixadores como a cantora Shakira e o ator Matt Damon. Durante o discurso Shakira lembrou que através de pequenos gestos é possível melhorar a vida das crianças.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22