sicnot

Perfil

Economia

Lagarde diz que FMI procura respostas para desigualdades

© Ruben Sprich / Reuters

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, afirmou esta quarta-feira que o FMI despertou tarde para o agravamento das desigualdades no mundo, mas procura agora respostas para o problema.

"Quando temos uma crise ou recebemos sinais muito fortes, como temos recebido dos eleitores que dizem 'não', é o momento de vermos as políticas que estão a ser seguidas e o que podemos fazer mais", afirmou Lagarde num debate no Fórum Económico Mundial de Davos.

Segundo Lagarde, o FMI "apercebeu-se agora da maneira mais difícil da importância" desta questão e também da "importância de a estudar e encontrar respostas", afirmou.

A organização internacional Oxfam divulgou no domingo um relatório referindo que as oito pessoas mais ricas do mundo acumulam a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, equivalente a 3,6 mil milhões de pessoas.

Lusa

  • FMI ligeiramente mais otimista no desempenho da economia da zona euro em 2017 e 2018

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) está ligeiramente mais otimista relativamente à economia da zona euro, prevendo um crescimento de 1,6% este ano, mas mantém a projeção para 2018. No "World Economic Outlook" publicado esta segunda-feira, o FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresça 1,6% este ano, contra uma projeção de 1,5% realizada em outubro.

  • Shakira e Matt Damon embaixadores do Fórum Económico Mundial
    1:50

    Economia

    Em Davos, na Suíça, está a decorrer o Fórum Económico Mundial onde se discutem ideias para equilibrar as diferenças entre ricos e pobres que há no mundo. Para isso, o evento conta com embaixadores como a cantora Shakira e o ator Matt Damon. Durante o discurso Shakira lembrou que através de pequenos gestos é possível melhorar a vida das crianças.

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00