sicnot

Perfil

Economia

Lagarde diz que FMI procura respostas para desigualdades

© Ruben Sprich / Reuters

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, afirmou esta quarta-feira que o FMI despertou tarde para o agravamento das desigualdades no mundo, mas procura agora respostas para o problema.

"Quando temos uma crise ou recebemos sinais muito fortes, como temos recebido dos eleitores que dizem 'não', é o momento de vermos as políticas que estão a ser seguidas e o que podemos fazer mais", afirmou Lagarde num debate no Fórum Económico Mundial de Davos.

Segundo Lagarde, o FMI "apercebeu-se agora da maneira mais difícil da importância" desta questão e também da "importância de a estudar e encontrar respostas", afirmou.

A organização internacional Oxfam divulgou no domingo um relatório referindo que as oito pessoas mais ricas do mundo acumulam a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial, equivalente a 3,6 mil milhões de pessoas.

Lusa

  • FMI ligeiramente mais otimista no desempenho da economia da zona euro em 2017 e 2018

    Economia

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) está ligeiramente mais otimista relativamente à economia da zona euro, prevendo um crescimento de 1,6% este ano, mas mantém a projeção para 2018. No "World Economic Outlook" publicado esta segunda-feira, o FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresça 1,6% este ano, contra uma projeção de 1,5% realizada em outubro.

  • Shakira e Matt Damon embaixadores do Fórum Económico Mundial
    1:50

    Economia

    Em Davos, na Suíça, está a decorrer o Fórum Económico Mundial onde se discutem ideias para equilibrar as diferenças entre ricos e pobres que há no mundo. Para isso, o evento conta com embaixadores como a cantora Shakira e o ator Matt Damon. Durante o discurso Shakira lembrou que através de pequenos gestos é possível melhorar a vida das crianças.

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.