sicnot

Perfil

Economia

Santander e Madeira chegam a acordo sobre os SWAP

© Susana Vera / Reuters

O Santander e o Governo Regional da Madeira chegaram esta segunda-feira a acordo sobre os SWAP de cinco empresas madeirenses.

Estas sociedades puseram o banco em tribunal, para cancelar os produtos SWAP e deixaram de os pagar em 2014. Com este acordo, os processos são arquivados, e os SWAP são renegociados, e pagos em prestações mais baixas durante mais tempo.

O banco vai emprestar às empresas madeirenses os 39 milhões de euros que estas sociedades precisam, para pagar - ao próprio banco - o que devem sobre destes SWAP. E foi perdoado metade do milhão de euros que as empresas deviam em juros de mora.

Recordo que os tribunais de Londres já deram razão ao Santander, no caso dos SWAP de duas empresas de transportes.

O Governo recorreu e o processo está agora no Supremo britânico.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Fim de semana de muito frio e vento forte
    2:08

    País

    Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vem aí mais frio e as temperaturas mínimas negativas vão regressar a alguns pontos do país. Prevê-se também vento intenso para as próximas 48 horas.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC