sicnot

Perfil

Economia

Santander e Madeira chegam a acordo sobre os SWAP

© Susana Vera / Reuters

O Santander e o Governo Regional da Madeira chegaram esta segunda-feira a acordo sobre os SWAP de cinco empresas madeirenses.

Estas sociedades puseram o banco em tribunal, para cancelar os produtos SWAP e deixaram de os pagar em 2014. Com este acordo, os processos são arquivados, e os SWAP são renegociados, e pagos em prestações mais baixas durante mais tempo.

O banco vai emprestar às empresas madeirenses os 39 milhões de euros que estas sociedades precisam, para pagar - ao próprio banco - o que devem sobre destes SWAP. E foi perdoado metade do milhão de euros que as empresas deviam em juros de mora.

Recordo que os tribunais de Londres já deram razão ao Santander, no caso dos SWAP de duas empresas de transportes.

O Governo recorreu e o processo está agora no Supremo britânico.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.