sicnot

Perfil

Economia

Santander e Madeira chegam a acordo sobre os SWAP

© Susana Vera / Reuters

O Santander e o Governo Regional da Madeira chegaram esta segunda-feira a acordo sobre os SWAP de cinco empresas madeirenses.

Estas sociedades puseram o banco em tribunal, para cancelar os produtos SWAP e deixaram de os pagar em 2014. Com este acordo, os processos são arquivados, e os SWAP são renegociados, e pagos em prestações mais baixas durante mais tempo.

O banco vai emprestar às empresas madeirenses os 39 milhões de euros que estas sociedades precisam, para pagar - ao próprio banco - o que devem sobre destes SWAP. E foi perdoado metade do milhão de euros que as empresas deviam em juros de mora.

Recordo que os tribunais de Londres já deram razão ao Santander, no caso dos SWAP de duas empresas de transportes.

O Governo recorreu e o processo está agora no Supremo britânico.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.