sicnot

Perfil

Economia

Retiradas de circulação em Portugal 7.757 notas falsas em 2016

© Thomas Hodel / Reuters

Quase 8.000 notas de euro contrafeitas foram retiradas de circulação em Portugal no ano passado, menos 9,7% do que em 2015, sendo a nota de 20 euros a mais contrafeita, informou esta sexta-feira o Banco de Portugal (BdP).

O regulador bancário informa que a nota de 20 euros "continua a ser a mais contrafeita", representando cerca de 50% das notas contrafeitas retiradas de circulação. No ano passado, foram apreendidas 3.876 notas de 20 euros contrafeitas, contra as 4.755 apreendidas em 2015.

Logo depois surgem as notas de 50, denominação em que foram apreendidas 2.699 contrafeitas, face às 2.406 durante o ano passado.

Numa nota, o Banco de Portugal considera que o número de contrafações apreendidas em Portugal "continua a ser residual", quando comparado com o total de notas em circulação.

De acordo com o comunicado do Banco Central Europeu (BCE), também divulgado na página do BdP, no segundo semestre do ano passado, foram retiradas de circulação 353.000 notas de euro contrafeitas, o que constitui um ligeiro aumento face ao primeiro semestre e 20,7% menos do que no segundo semestre de 2015.

As notas de 20 euros e 50 euros representaram cerca de 80% das contrafações, com a de 50 euros a liderar as contrafações.

A maioria (93,6%) das notas contrafeitas foi detetada em países da área do euro, sendo que cerca de 5,4% das notas foram apreendidas em Estados-Membros da União Europeia não pertencentes à área do euro e 1% foram detetadas em outras partes do mundo.

Todas as notas de euro podem ser verificadas através do método "tocar, observar e inclinar", lembra.

O BCE adianta ainda que a nova nota de 50 euros, que incorpora elementos de segurança inovadores, entrará em circulação em 04 de abril deste ano.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • Costa exige a demissão de Dijsselbloem e Marcelo assina por baixo
    1:57
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.