sicnot

Perfil

Economia

Diretor da supervisão do Banco de Portugal substituído

Carlos Albuquerque pediu para sair e é substituído por Luís Costa Ferreira na função de diretor do departamento de supervisão do Banco de Portugal. Em comunicado, o BdP confirma que o pedido foi aceite e que Costa Ferreira assumiu o cargo dia 15.

O supervisor bancário acrescentou que, no âmbito das normas de conduta e das correspondentes normas europeias, foi imposto a Carlos Albuquerque um "período de transição durante o qual não poderá assumir funções em instituições financeiras sob a supervisão do Banco de Portugal e do Mecanismo Único de Supervisão".

"Durante este período, o Dr. Carlos Albuquerque desempenhará funções, em regime de destacamento, num projeto externo de solidariedade social, ligado ao tema do sobre-endividamento", lê-se no comunicado.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.