sicnot

Perfil

Economia

Estimativa mostra que taxa de desemprego no final de 2016 ficou entre 11% e 11,1%

A taxa de desemprego em 2016 em Portugal deverá ter ficado entre os 11 e os 11,1%, ligeiramente abaixo da estimativa do Governo, que é de 11,2%.

O Instituto Nacional de Estatística divulga na quarta-feira as Estatísticas do Emprego relativas ao quarto trimestre, incluindo a taxa anual apurada para 2016, depois de em 2015 a taxa de desemprego se ter situado nos 12,4%. O Governo estima que a taxa de desemprego deste ano baixe para os 10,4%.

Os melhores índices fizeram com que o Estado poupasse 1200 milhões de euros em 2016, com a redução de beneficiários do subsídio de desemprego.

No ano passado, o valor alocado ao pagamento da prestação a desempregados ficou em um 1,5 milhões de euros, menos 45% que em 2013, o pico da crise do desemprego.

O número de desempregados inscritos no IEFP também diminuiu entre 2013 e 2016, bem como os beneficiários do subsídio, que contou com uma diminuição de 41,5%.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.