sicnot

Perfil

Economia

Secretário-geral da OCDE diz que é hora do Governo "passar do diagnóstico à ação"

Secretário-geral da OCDE diz que é hora do Governo "passar do diagnóstico à ação"

A OCDE avisa que o desemprego em Portugal vai continuar pelo menos nos 10 por cento nos próximos anos. Perante vários ministros do Governo português, o secretário-geral da OCDE repetiu algumas das críticas do relatório e disse que é tempo do Executivo passar das palavras à acção.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico revelou esta manhã em Lisboa um relatório sobre a evolução da economia nacional e antecipou que a redução do desemprego vai começar a ser mais lenta do que nos últimos dois anos e que a falta de emprego vai continuar a ser das maiores da União Europeia, com um mercado de trabalho ainda pouco flexível.

A organização diz que a reforma do sistema de pensões veio penalizar os actuais e os futuros pensionistas e vê com preocupação a queda do investimento, que está agora 30 por cento abaixo do que era feito em 2005.

A OCDE antecipa que o investimento deve continuar baixo e a travar uma maior recuperação da economia. O PIB deve crescer 1,2 por cento este ano, três décimas a menos do que o previsto pelo Governo.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.