sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal critica morosidade do sistema judicial

Os juízes demoraram, em média, cerca de três anos para decidir em casos de cobrança de dívidas. A crítica é do Banco de Portugal que na Revista de Estudos Económicos que aponta o dedo à morosidade do sistema judicial português.

Só no ano passado estavam pendentes oitocentas e quarenta e duas mil ações executivas.

O estudo divulgado pelo Banco Central revela ainda que os tribunais portugueses não têm magistrados nem funcionários suficientes e que para resolver todos os casos de cobrança seriam necessários entre dois a três meses, sem que nenhum outro processo desse entrada no sistema.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.