sicnot

Perfil

Economia

Iberdrola assina hoje projeto de construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega

Andres Kudacki

A Iberdrola apresenta esta quinta-feira o Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Este é um investimento de 1.500 milhões de Euros que contempla a construção de três barragens: Daivões, Gouvães e Alto Tâmega.

A Iberdrola é uma empresa espanhola de produção de energia através de fontes renováveis e o lançamento deste projeto remonta a 2008, quando a empresa "entregou" 303 milhões de euros ao Governo de Sócrates.

O plano inicial era construir no Tâmega um complexo hidroelétrico com quatro centrais: Gouvães, Alto Tâmega, Daivões e Padroselos. A última acabou por ser retirada do projeto por questões ambientais.

Em 2014, a Iberdrola firmou o contrato de concessão, mas só agora o projeto começa a sair do papel. Esta quinta-feira a Iberdrola assina formalmente o arranque das construções para as barragens, que ficarão na sua "mão" durante 70 anos.

O projeto inclui a construção de duas cavernas onde serão colocados quatro geradores de 220 kilowatts cada e vários transformadores.

A empresa espera que este projeto crie no norte de Portugal mais de 13 mil empregos, diretos e indiretos, sublinhando que se trata do maior projeto industrial no setor elétrico português.

  • Barragens da Iberdrola são "uma fraude", denuncia Joanaz de Melo
    0:48

    Opinião

    O professor de Engenharia do Ambiente, Joanaz de Melo, diz que a construção de três barragens pelos espanhóis da Iberdrola no norte do país "é uma fraude" que vai encarecer a fatura da luz entre 2% a 3%. Segundo o presidente do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), o empreendimento é irrelevante na produção de energia elétrica e vai afectar a economia local do Tâmega.

  • "Há alternativas muitíssimos melhores"
    6:30

    Edição da Manhã

    A Iberdrola apresenta hoje o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, um investimento de 1.500 milhões de Euros que contempla a construção de três barragens: Daivões, Gouvães e Alto Tâmega. Joanaz de Melo, do GEOTA, esteve na Edição da Manhã de hoje para falar sobre o projeto.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.