sicnot

Perfil

Economia

Mais de 13 mil alunos à espera de bolsa este ano letivo

(AP/ Arquivo)

Mais de 13 mil alunos do ensino superior ainda estão à espera para saberem se vão receber bolsa este ano letivo. De acordo com dados da Direção Geral do Ensino Superior, no início do segundo semestre quase oito mil alunos de universidades públicas aguardavam pela decisão final, e mais de seis mil de privadas.

O Jornal de Notícias cita esta quarta-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que garante que se tratam de processos em análise, reclamação ou reanálise.

As associações do ensino superior reclamam mudanças que facilitem a renovação ao longo do curso. Um contrato pelo período de tempo que dura o curso seria uma das hipóteses. Neste momento, o pedido para bolsa tem que ser renovado anualmente.

Nos casos em que o dinheiro da bolsa é para pagar as propinas, os estudantes que ainda estão à espera de uma resposta têm que avançar com o dinheiro mensal para as pagar. Caso contrário, estão sujeitos a penalizações e coimas.

No caso do ensino privado, o atraso é ainda maior. A apreciação dos pedidos é feita pelo diretor-geral do Ensino Superior, que analisa caso a caso, como explicou o MCTES.

Só em 2017 já se candidataram a bolsa mais de 93.800 estudantes, mais 3.700 do que em 2015.

Lusa