sicnot

Perfil

Economia

Tuk-tuks em protesto oferecem passeios gratuitos em Lisboa

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vai dinamizar no domingo, dia 19 de fevereiro, a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de 'tuk-tuk'.

O objetivo da iniciativa, que pretende ser "um protesto positivo", é "chamar a atenção da população para a problemática" do Regulamento Municipal de Circulação de Veículos Afetos à Atividade de Animação Turística, já criticado pela associação.

O coordenador do Departamento de Animação Turística com Veículos Motorizados da APECATE, João Tarrana, apontou à Lusa que os protestos "costumam parar o trânsito e provocar constrangimentos, mas neste caso os operadores pretendem oferecer algo à população, para que seja uma iniciativa vista de forma positiva".

"Queremos agradecer aos alfacinhas a hospitalidade que tem permitido aos 'tuk-tuk' serem parte importante da promoção e da nova dinâmica turística", refere a organização.Quanto à oferta que se pode esperar no domingo, o coordenador afirmou que já há "vários operadores envolvidos".

A iniciativa "Cá vai Lisboa" vai decorrer entre as 10:00 e as 17:00 nos Restauradores, Chiado (Rua Garret), Belém e alto do Parque Eduardo VII e os 'tuk-tuks' que aderirem estarão identificados com um autocolante cor de laranja no limpa para-brisas.

Em declarações à agência Lusa em janeiro, João Tarrana apontou que o "regulamento é preocupante, não pelo que ele diz mas pelo que ele não diz", considerando que faltam algumas especificações no documento.

"Estamos atentar que nos ouçam e ouçam os nossos problemas", continuou, precisando que o regulamento "deve ser suspenso e as pessoas devem sentar-se e falar".

Hoje, João Tarrana afirmou que a associação tem reunido com a Câmara Municipal de Lisboa e com algumas das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, aguardando agora uma reunião com o presidente do executivo, Fernando Medina (PS).

Em meados de janeiro, arrancou o período de consulta pública ao Regulamento Municipal respeitante à Circulação de Veículos Afetos à Atividade de Animação Turística, que durará 30 dias úteis, até 22 de fevereiro.

Entre outras medidas, o documento estipula a obrigatoriedade de estas viaturas, entre as quais se encontram os 'tuk-tuk', serem elétricas, o que deverá acontecer a partir de meados do ano, segundo a estimativa da Câmara Municipal.

A 20 de novembro de 2015 entraram em vigor novas regras para veículos ligeiros, motociclos, quadriciclos, triciclos e ciclomotores de animação turística, entre os quais os minicarros 'tuk-tuk'.

Estas medidas resultaram de um despacho publicado em boletim municipal, a 29 de outubro de 2015, prevendo a criação de 116 lugares de paragem destes veículos, bem como a proibição de passar por algumas ruas das freguesias da Estrela, Misericórdia, Santo António, Santa Maria Maior e São Vicente, onde foi colocada sinalética.Além destas regras, foi também adotado um novo horário de circulação, entre as 09:00 e as 21:00.Entre outras medidas, a APECATE está a organizar um debate sobre o regulamento, que irá juntar "operadores, parceiros, condutores e vereadores".

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.