sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas também prevê défice de 2,3% em 2016

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia concorda com o Governo português na previsão do défice do ano passado. As previsões económicas de inverno, divulgadas hoje, são melhores do que as de outono, mas os técnicos de Bruxelas alertam que os problemas no sector bancário ainda podem estragar as contas.

Os técnicos da Comissão Europeia reviram em alta o crescimento económico para 2016, mas também para 2017 e 2018.

No ano passado, a economia portuguesa terá crescido 1,3%, com o turismo a dar uma grande ajuda. Para este ano, Bruxelas fala de um Produto Interno Bruto de 1,6%, ligeiramente acima das previsões do Governo.

A Comissão Europeia alerta Portugal para os problemas da banca e diz que podem pôr em causa a retoma do investimento.

No défice, a Comissão vai ao encontro do Governo e aponta para os 2,3% em 2016. Bruxelas explica que a redução se ficou a dever ao menor investimento público e a medidas extraordinárias como o PERES - Programa de Redução do Endividamento ao Estado.

Para 2017, as previsões do défice nominal também melhoram, mas Bruxelas deixa alguns alertas.

A injeção de capital da CGD pode estragar as contas do Estado e a redução do défice estrutural ainda está aquém do exigido pelas regras.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31