sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas também prevê défice de 2,3% em 2016

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia concorda com o Governo português na previsão do défice do ano passado. As previsões económicas de inverno, divulgadas hoje, são melhores do que as de outono, mas os técnicos de Bruxelas alertam que os problemas no sector bancário ainda podem estragar as contas.

Os técnicos da Comissão Europeia reviram em alta o crescimento económico para 2016, mas também para 2017 e 2018.

No ano passado, a economia portuguesa terá crescido 1,3%, com o turismo a dar uma grande ajuda. Para este ano, Bruxelas fala de um Produto Interno Bruto de 1,6%, ligeiramente acima das previsões do Governo.

A Comissão Europeia alerta Portugal para os problemas da banca e diz que podem pôr em causa a retoma do investimento.

No défice, a Comissão vai ao encontro do Governo e aponta para os 2,3% em 2016. Bruxelas explica que a redução se ficou a dever ao menor investimento público e a medidas extraordinárias como o PERES - Programa de Redução do Endividamento ao Estado.

Para 2017, as previsões do défice nominal também melhoram, mas Bruxelas deixa alguns alertas.

A injeção de capital da CGD pode estragar as contas do Estado e a redução do défice estrutural ainda está aquém do exigido pelas regras.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.