sicnot

Perfil

Economia

Fernando Pinto reafirma necessidade de se criar alternativa ao aeroporto de Lisboa

O presidente da TAP, Fernando Pinto, reafirmou hoje a necessidade de uma alternativa ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por se estar a esgotar a capacidade das 'slots' e para garantir que a companhia aérea continuará a crescer.

À margem de uma conferência do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), em Lisboa, Fernando Pinto lembrou que a operação da TAP cresceu 26% em janeiro numa comparação homóloga, "mas é impossível manter um ritmo próximo deste nos próximos um a dois anos, por isso, efetivamente, tem de se ter uma solução".

"Estamos a chegar a 99% da utilização das 'slots' [autorização para aterragem e descolagem] e assim fica muito difícil o crescimento", acrescentou ainda o presidente da TAP.

Está previsto para esta quarta-feira a assinatura de um memorando entre a Ana Aeroportos de Portugal, gerida pela VINCI Airports, e o Governo, no qual "se compromete a estudar aprofundadamente a solução Montijo para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado", segundo a empresa.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC