sicnot

Perfil

Economia

Ikea de Loulé abre a 30 de março e emprega 200 pessoas numa fase inicial

© Thomas Peter / Reuters

A loja Ikea de Loulé, a quinta do grupo sueco em Portugal e a primeira no Algarve, vai abrir no dia 30 de março e empregar 200 pessoas numa fase inicial, anunciou esta terça-feira o diretor da unidade.

Num encontro com jornalistas, Abdelhak Ayadi revelou que o número de colaboradores pode ascender a 250 no verão e disse acreditar que a loja algarvia atrairá clientes do sul de Espanha, que poderão optar por ir à loja de Loulé e não à de Sevilha, assim como de outros países, nomeadamente do Reino Unido.

A abertura da primeira loja no Algarve acontece após um processo que demorou vários anos, marcado por providências cautelares interpostas por associações empresariais algarvias e por atrasos relacionados com a localização da loja e posse dos terrenos onde foi construída, junto ao nó Loulé-Faro da A22.

A loja Ikea de Loulé integra-se num projeto do grupo sueco que inclui um centro comercial, com abertura prevista para o verão de 2017, e um "outlet", num investimento total de 200 milhões de euros.

Com aproximadamente 24 mil metros quadrados, distribuídos por dois pisos, a loja Ikea de Loulé pretende ter um relacionamento próximo com a comunidade local e preocupações ambientais, segundo o diretor.

Para a loja poder ser instalada naquele local, a Assembleia Municipal de Loulé aprovou, em 2013, o Plano de Urbanização Caliços-Esteval, que implicou a reclassificação daqueles terrenos, que antes integravam a Reserva Agrícola Nacional, para uso urbano.

A abertura da quinta loja da marca sueca em Portugal enquadra-se no plano de expansão do grupo Ikea, que prevê duplicar o número de lojas no país, para dez, até 2025.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.