sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai ao mercado para encaixar até 1.250 M€ em dívida de curto prazo

A dívida dos municípios, em 2014, totalizou 6234 milhões de euros, com uma redução de 488,5 milhões de euros, traduzindo-se na "menor dívida dos últimos oito anos", relacionada principalmente com fornecedores, explicou o presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

SIC

Portugal vai esta quarta-feira ao mercado para emitir até 1.250 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes do Tesouro, com maturidades a três e 11 meses.

Em comunicado, o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública informou na semana passada que realiza na manhã desta quarta-feira "dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 19 de maio de 2017 e 19 de janeiro de 2018".

O montante indicativo global que a instituição liderada por Cristina Casalinho pretende arrecadar com estes leilões está entre os 1.000 milhões de euros e os 1.250 milhões de euros.

A última emissão de Bilhetes do Tesouro a três meses aconteceu em outubro do ano passado, altura em que foram colocados no mercado 350 milhões de euros com uma taxa de juro média de -0,012%.

Na mesma altura ocorreu também o último leilão de Bilhetes do Tesouro a 11 meses, tendo sido colocados 900 milhões de euros com uma taxa de juro de 0,006%.

Lusa

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.