Lesados da PT/Oi acusam Deutsche Bank de dificultar acesso a documentos

© Kai Pfaffenbach / Reuters
09.03.2017 09h43
Mais de 200 clientes que comparam junto do Deutsche Bank 100 milhões de euros em produtos relacionados com dívida da PT queixam-se que o banco lhes tem dificultado o acesso aos documentos para protelar a ida destes para tribunal.
Os clientes garantem, que têm tido a "vida dificultada por parte do banco alemão de todas as maneiras possíveis (...), desde as mais convencionais (não atender telefone, responder emails, etc) até ao solicitar um valor de 25 euros por cada documento solicitado".
Estes clientes acusam o banco alemão de lhes ter vendido "de forma irregular e danosa 100 milhões de euros" em produtos estruturados complexos relacionados com dívida da PT (CLN - credit linked notes, com o nome Notes Portugal Telecom 2020) e com os quais tiveram elevadas perdas, tendo recebido apenas 10% do capital investido.
Os clientes já tentaram chegar a um acordo extrajudicial com o banco, mas sem sucesso. Além disso criticam que o banco não faça um tratamento global dos casos de todos os clientes e que peça 25 euros por documentos pela emissão de segundas vias de documentação.
Os clientes acusam, assim, a sucursal em Portugal de tentar impedir os clientes de exercerem os seus direitos, mesmo em tribunal. Jorge Rocha, um dos clientes que se dizem lesados pelo DB, afirmam à Lusa que muitas das pessoas a quem foram vendidos os títulos "não têm sequer a escolaridade obrigatória, muitos não sabem ler nem escrever e têm produtos com 'swaps' de taxa de juro dentro".
Além disso, acrescentou, apenas receberam 10% do capital quando as obrigações subjacentes no produto valem 35%.Estes clientes fazem parte de um grupo de investidores que compraram aos balcões de vários bancos -- Banco Best, Barclays ou DB - produtos estruturados complexos relacionados com dívida da antiga Portugal Telecom que viriam a estar subjacentes à operadora brasileira Oi com a fusão entre as duas empresas.
No ano passado, com a insolvência da operadora brasileira Oi (que está agora em tentativa de recuperação), estes produtos sofreram perdas consideráveis, já que foi considerado um "evento de crédito" pela Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA), o que implicou o reembolso antecipado dos produtos financeiros com perdas consideráveis.
No caso deste grupo de clientes do Deutsche Bank tratam-se de 206 pessoas que dizem ter perdido 90% do montante investido. Queixam-se de que houve irregularidades na venda dos produtos e que o banco não lhes deu informação sobre a evolução da Portugal Telecom (PT) e as implicações que isso tinha para os seus investimentos.Há um outro grupo de 100 clientes que também foram lesados pela venda destes títulos que vão processar os bancos que serviram de intermediários financeiros, tendo já feito uma queixa ao Provedor de Justiça.
com Lusa
Relacionados
-
Clientes com títulos da PT dizem-se lesados pelo Deutsche Bank
Um grupo de clientes vai avançar para tribunal com uma ação contra o Deutsche Bank porque diz ter sido lesado pelo banco alemão no caso de produtos financeiros relacionados com dívida da Portugal Telecom.
-
Procuradoria confirma buscas na PT
A sede da Portugal Telecom SGPS e a consultora PricewarterhouseCoopers, em Lisboa, estão a ser alvo de buscas. A Procuradoria-Geral da República confirma a operação, em causa estão "suspeitas de participação económica em negócio e burla qualificada". Trata-se de um novo processo, relacionado com investimentos no Grupo Espírito Santo.
Na Homepage
-
Trump convida Putin a visitar EUA
O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.
20.04.2018 às 8h29
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
Hoje é notícia
O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.
20.04.2018 às 8h30
- 2:09
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
19.04.2018 às 22h06
-
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
- 7:21
- 3:01
Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.
19.04.2018 às 21h46
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.