sicnot

Perfil

Economia

Mais de 2.600 desempregados usaram subsídio para criar emprego 

© Hugo Correia / Reuters

Mais de 2.600 pessoas receberam no ano passado o subsídio de desemprego numa única prestação para criarem o próprio emprego. O "montante único" é um mecanismo do Instituto de Emprego e Formação Profissional que prevê a antecipação da totalidade do subsídio de desemprego para criar um negócio próprio.

O projeto terá que ser validade pelo centro de emprego e só avançam os negócios que são considerados viáveis.

Os beneficiários estão obrigados a manter o negócio e o posto de trabalho durante três anos. Se isso não acontecer, há quebra de contrato e as prestações têm que ser devolvidas.

No ano passado, para além dos 2.673 pedidos de subsídio antecipado na totalidade, foram também aprovados 600 projetos com entrega parcial.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.