sicnot

Perfil

Economia

Seis ligações entre Lisboa e Berlim canceladas devido à greve do pessoal de terra

© Hannibal Hanschke / Reuters

Seis ligações entre o aeroporto de Lisboa e os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schönefeld, foram canceladas esta terça-feira devido ao terceiro dia de greve do pessoal de terra daqueles aeroportos alemães, disse à agência Lusa fonte oficial da ANA.

De acordo com a fonte da ANA - Aeroportos de Portugal, o protesto não afetou qualquer voo com destino ou origem no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.Segundo a ANA, a greve do pessoal de terra no aeroporto de Schönefeld levou ao cancelamento da chegada a Lisboa de um avião da companhia easyJet, que estava prevista para as 17:45, pelo que a posterior partida da aeronave para aquele aeroporto alemão, às 18:15, também não se realizará.

O protesto afetou ainda quatro ligações (duas partidas e duas chegadas) da companhia portuguesa TAP entre Lisboa e Tegel: as duas partidas do aeroporto português estavam previstas para as 02:30 e as 18:00 desta terça-feira e as duas chegadas para as 08:35 e 09:35.

Pelo menos 600 voos com saída ou chegada aos dois aeroportos de Berlim tiveram de ser cancelados esta terça-feira devido ao terceiro dia de greve do pessoal de terra, informou a empresa gestora daquelas infraestruturas.

No aeroporto de Tegel foram cancelados 460 voos e em Schönefeld 143, precisou um porta-voz da empresa gestora, citado pela imprensa local, ressalvando que pode haver mais cancelamentos ao longo do dia.

O porta-voz não pode indicar se, tal como na segunda-feira, alguns dos voos serão desviados para aeroportos próximos.

A empresa gestora recomenda aos passageiros que contactem as respetivas companhias aéreas para saberem do estado dos voos. O sindicato decidiu prolongar a greve até quarta-feira - quando estava previsto terminar hoje - depois de no fim de semana não ter recebido qualquer oferta da empresa na negociação de um novo contrato coletivo. A principal reivindicação dos funcionários é um aumento de um euro por hora para contratos de 12 meses, uma proposta acima da oferta da direção dos aeroportos de Berlim.

Lusa

  • Greve nos aeroportos de Berlim
    1:27

    Economia

    A paralisação dos assistentes de terra foi prolongada até quarta-feira. Os dois mil funcionários exigem um aumento salarial de 12 euros por hora de trabalho. Só hoje já foram canceladas 660 partidas dos dois aeroportos de Berlim. Há dezenas de milhares de passageiros afectados que não sabem quando vão regressar a casa e queixam-se da falta de informação. Esta é a terceira paralisação desde o início do mês de fevereiro.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.