sicnot

Perfil

Economia

Seis ligações entre Lisboa e Berlim canceladas devido à greve do pessoal de terra

© Hannibal Hanschke / Reuters

Seis ligações entre o aeroporto de Lisboa e os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schönefeld, foram canceladas esta terça-feira devido ao terceiro dia de greve do pessoal de terra daqueles aeroportos alemães, disse à agência Lusa fonte oficial da ANA.

De acordo com a fonte da ANA - Aeroportos de Portugal, o protesto não afetou qualquer voo com destino ou origem no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.Segundo a ANA, a greve do pessoal de terra no aeroporto de Schönefeld levou ao cancelamento da chegada a Lisboa de um avião da companhia easyJet, que estava prevista para as 17:45, pelo que a posterior partida da aeronave para aquele aeroporto alemão, às 18:15, também não se realizará.

O protesto afetou ainda quatro ligações (duas partidas e duas chegadas) da companhia portuguesa TAP entre Lisboa e Tegel: as duas partidas do aeroporto português estavam previstas para as 02:30 e as 18:00 desta terça-feira e as duas chegadas para as 08:35 e 09:35.

Pelo menos 600 voos com saída ou chegada aos dois aeroportos de Berlim tiveram de ser cancelados esta terça-feira devido ao terceiro dia de greve do pessoal de terra, informou a empresa gestora daquelas infraestruturas.

No aeroporto de Tegel foram cancelados 460 voos e em Schönefeld 143, precisou um porta-voz da empresa gestora, citado pela imprensa local, ressalvando que pode haver mais cancelamentos ao longo do dia.

O porta-voz não pode indicar se, tal como na segunda-feira, alguns dos voos serão desviados para aeroportos próximos.

A empresa gestora recomenda aos passageiros que contactem as respetivas companhias aéreas para saberem do estado dos voos. O sindicato decidiu prolongar a greve até quarta-feira - quando estava previsto terminar hoje - depois de no fim de semana não ter recebido qualquer oferta da empresa na negociação de um novo contrato coletivo. A principal reivindicação dos funcionários é um aumento de um euro por hora para contratos de 12 meses, uma proposta acima da oferta da direção dos aeroportos de Berlim.

Lusa

  • Greve nos aeroportos de Berlim
    1:27

    Economia

    A paralisação dos assistentes de terra foi prolongada até quarta-feira. Os dois mil funcionários exigem um aumento salarial de 12 euros por hora de trabalho. Só hoje já foram canceladas 660 partidas dos dois aeroportos de Berlim. Há dezenas de milhares de passageiros afectados que não sabem quando vão regressar a casa e queixam-se da falta de informação. Esta é a terceira paralisação desde o início do mês de fevereiro.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.