sicnot

Perfil

Economia

Valorização dos preços das casas desacelera no final de 2016

(REUTERS/ ARQUIVO)

O preço das casas em Portugal Continental subiu no final de 2016, ao registar-se uma valorização homóloga de 5,6% em dezembro, segundo o índice de preços residenciais da Confidencial Imobiliário.

No entanto, a taxa de variação homóloga do índice no 4.º trimestre de 2016 é de 6,4%, o que representa um abrandamento face ao ritmo de crescimento dos preços registado no 3.º trimestre, quando os preços tiveram um aumento homólogo de 7,5%, ou seja o mais elevado dos últimos 15 anos.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, notou que estas percentagens são calculadas com base em vendas efetivas, pelo que "resultados mostram que o crescimento dos preços se mantém robusto, sendo uma tendência já consolidada".

"Os preços sobem de forma quase ininterrupta há 18 meses, refletindo o aumento da procura", indicou o responsável, em comunicado, referindo que os operadores do mercado estimam "em torno dos 4% a valorização média anual dos preços das casas em Portugal".

A Confidencial Imobiliário fornece dados estatísticos sobre preços de transação e contratos de arrendamento de imóveis residenciaisaos bancos.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.