sicnot

Perfil

Economia

Presidente do PSA proposto para conselho da petrolífera Total

(Reuters)

© Benoit Tessier / Reuters

A petrolífera francesa Total anunciou hoje que vai submeter à votação dos seus acionistas a entrada no seu conselho, como administrador independente, do presidente do fabricante automóvel PSA Peugeot Citroen, Carlos Tavares, na reunião de 26 de maio.

O conselho da Total esteve reunido para preparar a assembleia-geral e, em particular, uma série de mudanças de administradores, dado que dois deles, cujo mandato termina agora, Paul Desmarais e Barbara Kux, não pretendem continuar, explicou a empresa em comunicado.

Para os substituir serão propostos aos acionistas os nomes do chefe executivo da Anglo American, o australiano Mark Cutifani, e o português Carlos Tavares.

Os administradores da Total justificaram ter escolhido Carlos Tavares por considerar que "irá oferecer, particularmente ao conselho, o seu conhecimento do mundo da indústria e do setor dos transportes terrestres", muito ligado ao do petróleo e do gás.

Já relativamente a Mark Cutifani destacaram "o seu conhecimento da indústria e da economia cíclica das matérias-primas", bem como a sua "experiência profissional" em vários países onde a sua empresa atua: Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá e Reino Unido.

Lusa

  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52