sicnot

Perfil

Economia

Presidente do PSA proposto para conselho da petrolífera Total

(Reuters)

© Benoit Tessier / Reuters

A petrolífera francesa Total anunciou hoje que vai submeter à votação dos seus acionistas a entrada no seu conselho, como administrador independente, do presidente do fabricante automóvel PSA Peugeot Citroen, Carlos Tavares, na reunião de 26 de maio.

O conselho da Total esteve reunido para preparar a assembleia-geral e, em particular, uma série de mudanças de administradores, dado que dois deles, cujo mandato termina agora, Paul Desmarais e Barbara Kux, não pretendem continuar, explicou a empresa em comunicado.

Para os substituir serão propostos aos acionistas os nomes do chefe executivo da Anglo American, o australiano Mark Cutifani, e o português Carlos Tavares.

Os administradores da Total justificaram ter escolhido Carlos Tavares por considerar que "irá oferecer, particularmente ao conselho, o seu conhecimento do mundo da indústria e do setor dos transportes terrestres", muito ligado ao do petróleo e do gás.

Já relativamente a Mark Cutifani destacaram "o seu conhecimento da indústria e da economia cíclica das matérias-primas", bem como a sua "experiência profissional" em vários países onde a sua empresa atua: Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá e Reino Unido.

Lusa

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC