sicnot

Perfil

Economia

Banco suíço UBS vai ser julgado em França por evasão fiscal

O UBS vai ser julgado em França por ter convencido grandes fortunas daquele país a abrir contas na Suíça com o objetivo de evadir impostos aos cofres franceses, confirmaram esta segunda-feira fontes da investigação, citadas pela Efe.

Os juízes de instrução decidiram levar a entidade helvética a julgamento com base nas acusações do Ministério Público.

Um porta-voz do banco sublinhou que o julgamento permitirá ao banco "responder de forma detalhada às acusações". O UBS sublinhou que rejeita as acusações de que é alvo, tanto no que se refere às alegações do Ministério Público como à classificação jurídica dos delitos que lhe são imputados.

O banco "continuará a defender com firmeza a sua posição e mostrará os seus argumentos no Tribunal", adiantou. Segundo a acusação, a atuação do UBS permitiu que 10.000 milhões de euros saíssem de França através da filial naquele país entre 2004 e 2011 para contas na Suíça, evitando assim que fossem tributados no país de origem.

O banco helvético convencia clientes com grandes fortunas a passarem as contas para o outro lado dos Alpes, onde a pressão fiscal é menor, referem. A justiça francesa tinha imposto uma fiança recorde de 1.100 milhões de euros ao banco.

O Tribunal dos Direitos Humanos de Estrasburgo recusou em janeiro passado um recurso do UBS contra o pagamento da fiança. Segundo o Código Penal francês, a multa por evasão fiscal pode chegar até metade do dinheiro branqueado.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.