sicnot

Perfil

Economia

Presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se

Presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se

O presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se, mesmo perante as acusações do Banco de Portugal, que diz que Tomás Correia financiou o universo Espírito Santo quando já eram conhecidos problemas graves no grupo.

  • Tomás Correia "tranquilo" e não sai do Montepio

    Economia

    O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral afirma que abdicará das suas funções se se colocar a possibilidade de transitar em julgado algo a seu desfavor. Mas Tomás Correia sublinha estar "seguro" de que isso não acontecerá.

  • Presidente da Associação dona do Montepio reage às acusações do BdP
    0:56

    Economia

    O presidente da Associação dona do Montepio recusa demitir-se, apesar das acusações do Banco de Portugal (BdP). Tomás Correia é acusado de financiar o universo Espírito Santo quando já sabia dos problemas graves no grupo. O líder do Montepio diz que só abandona o lugar se a justiça conseguir provar que cometeu alguma irregularidade.

  • "O banco é uma coisa, a Associação Mutualista é outra coisa"
    3:18

    Economia

    A Associação Mutualista Montepio foi fundada em 1840, há 176 anos. Tem cerca de 650 mil associados. A associação é dona de um banco - a Caixa Económica Montepio Geral - e de cerca de 20 outras empresas. Muitas empresas do grupo deram prejuízos nos últimos anos, incluindo o banco. Isso fez com que, no final de 2015, a associação tivesse capitais próprios negativos de 107 milhões de euros, tal como identificou a consultora KPMG. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite para analisar o caso.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus