sicnot

Perfil

Economia

Presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se

Presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se

O presidente da associação dona do Montepio recusa demitir-se, mesmo perante as acusações do Banco de Portugal, que diz que Tomás Correia financiou o universo Espírito Santo quando já eram conhecidos problemas graves no grupo.

  • Tomás Correia "tranquilo" e não sai do Montepio

    Economia

    O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral afirma que abdicará das suas funções se se colocar a possibilidade de transitar em julgado algo a seu desfavor. Mas Tomás Correia sublinha estar "seguro" de que isso não acontecerá.

  • Presidente da Associação dona do Montepio reage às acusações do BdP
    0:56

    Economia

    O presidente da Associação dona do Montepio recusa demitir-se, apesar das acusações do Banco de Portugal (BdP). Tomás Correia é acusado de financiar o universo Espírito Santo quando já sabia dos problemas graves no grupo. O líder do Montepio diz que só abandona o lugar se a justiça conseguir provar que cometeu alguma irregularidade.

  • "O banco é uma coisa, a Associação Mutualista é outra coisa"
    3:18

    Economia

    A Associação Mutualista Montepio foi fundada em 1840, há 176 anos. Tem cerca de 650 mil associados. A associação é dona de um banco - a Caixa Económica Montepio Geral - e de cerca de 20 outras empresas. Muitas empresas do grupo deram prejuízos nos últimos anos, incluindo o banco. Isso fez com que, no final de 2015, a associação tivesse capitais próprios negativos de 107 milhões de euros, tal como identificou a consultora KPMG. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite para analisar o caso.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.