sicnot

Perfil

Economia

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego cai para níveis de 2009

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 18% em março, face a igual mês de 2016, para 471.474 pessoas. É a maior redução em termos homólogos desde que há registo.

Esta redução, que ultrapassou a registado no mês de fevereiro (15,3%), coloca o desemprego registado ao nível de fevereiro de 2009.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em comparação com o mês anterior, o número total de desempregados registados em março recuou 3,3%, o que representa menos 16.155 pessoas.

Face a março de 2016, havia menos 103.601 desempregados inscritos, o que representa a maior redução em termos homólogos desde que o IEFP começou a divulgar estes dados, em 1989.

Segundo o IEFP, em termos homólogos, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu em ambos os sexos, mas a queda foi mais significativa nos homens, com uma descida de 19,9%, enquanto nas mulheres a redução foi de 16,3%.

Quanto ao grupo etário, o número de jovens inscritos (com menos de 25 anos) conseguiu uma redução de 24,2% e o grupo dos adultos apresentou, igualmente, uma descida homóloga do número de inscritos de 17,1%.
No que respeita ao tempo de inscrição, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 19,7% em relação a março de 2016, e os desempregados de longa duração, isto é, com tempo de inscrição igual ou superior a um ano, diminuíram 16,1%.
O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu também face ao mês homólogo de 2016 (19,1%), bem como aqueles que procuravam o primeiro emprego (17,9%).
A nível regional, comparando com o mês de março de 2016, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Alentejo e o Centro com as descidas percentuais mais acentuadas, de 21,3% e 21,2%, respetivamente.

Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve com a descida percentual mais elevada (17%).

Na região Norte, o desemprego ficou abaixo dos 200 mil desempregados pela primeira vez nos últimos oito anos, com um total de 196 mil desempregados e depois de ter estado acima dos 300 mil em 2013.

As colocações realizadas durante o mês de março totalizaram as 9.182 em todo o país, num número inferior ao de igual período de 2016 (com menos 1.858 ou 16,8% colocações) mas superior ao do mês anterior (com mais 2.973 ou 47,9% colocações).

A análise das colocações por grupos de profissões (dados do Continente) mostra uma maior concentração de "trabalhadores não qualificados" (28,1%), de "trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção segurança e vendedores" (19,5%) e de "operadores de instalações e máquinas e trabalhadores da montagem" (14,3%).

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".