sicnot

Perfil

Economia

Évora é o distrito que mais utiliza combustíveis simples

Évora é o distrito em que o peso dos combustíveis simples é mais elevado, ultrapassando os 80% na gasolina, quando a média nacional fica pelos 68%, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

De acordo com o relatório sobre os combustíveis simples, mais de dois terços do combustível vendido em Portugal foi simples (não aditivado) em 2016, período em que a diferença do preço entre o gasóleo e a gasolina aditivados e os simples aumentou.

O peso do gasóleo simples no total de vendas de gasóleo rodoviário, entre abril e dezembro, foi de 68,92%, e a diferença entre o preço médio de venda ao público face ao gasóleo aditivado passou de 4,8 cêntimos por litro para 5,7 cêntimos naquele período.

No caso do gasóleo, Leiria foi o distrito em que o peso dos simples face ao total consumido foi mais elevado (81,24%), seguido de Évora, com 76,96% do total consumido. Já na gasolina 95, Évora aparece à frente, com 80,27% dos abastecimentos simples, seguido de Aveiro (73,64%).

A nível nacional, o peso da gasolina simples no total de vendas de gasolina rodoviária, ao longo dos meses analisados, foi de 67,87%, verificando-se também um aumento da diferença entre o preço médio de venda ao público entre a gasolina 95 aditivada e a simples, passando de 2,5 cêntimos por litro em abril para 3,1 cêntimos por litro em dezembro.

De acordo com o relatório, a que a Lusa teve acesso, "os dados recolhidos permitem assumir que o mercado se vem ajustando à nova realidade, através do progressivo aumento da diferença de preços finais entre os combustíveis simples e as respetivas versões aditivadas".

O combustível simples, que desde 17 de abril de 2015 é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai diretamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.

De acordo com o relatório, em 2016 a ENMC instaurou seis processos por contraordenação em operadores e postos de abastecimento, que se encontram em fase de instrução junto das entidades licenciadoras - Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Câmaras Municipais.

A unidade de produtos petrolíferos da ENMC realizou um total de 1.267 ações de auditoria e recolheu 795 colheitas de amostras de combustível (gasóleos e gasolinas), sobretudo de combustíveis simples.

Lusa

  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.