sicnot

Perfil

Economia

SATA e sindicato do pessoal de cabine tentam chegar a acordo e evitar greve

O conselho de administração da SATA e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) reúnem-se hoje para tentar evitar a greve do pessoal de cabine agendada para 1 e 2 de junho.

As duas partes estiveram reunidas durante três horas e meia a 02 de maio, na sequência da greve dos tripulantes de cabine da Azores Airlines e da SATA Air Açores, que decorreu durante dois dias no início do mês.

O presidente do conselho de administração da SATA, Paulo Menezes, afirmou, após o encontro, que "é possível um bom entendimento" para ultrapassar a situação.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da SATA referiu que se tratou de uma reunião "muito importante", tendo ficado o compromisso de ser elaborado "um documento com propostas concretas de entendimento relativamente à revisão do acordo da empresa e com outras questões que foram levantadas".

O SNPVAC disse haver "um entendimento à vista" com o conselho de administração da SATA, mas na segunda-feira emitiu um comunicado afirmando que, nos últimos 10 anos, os tripulantes de cabine "têm sido confrontados com sucessivos erros de gestão" que "colocaram o grupo na situação em que atualmente se encontra".

O sindicato considerou que "parece ser normal a empresa desrespeitar a lei, os acordos e protocolos livremente assinados", situação que "obrigou e obrigará, caso seja necessário", a manter a posição de defesa dos direitos do pessoal de cabine.

O SNPVAC recordou que o conselho de administração solicitou um prazo até ao dia 12 de maio, para que fosse possível apresentar uma proposta de acordo de empresa, para as cláusulas que "ainda faltam negociar".

O objetivo é solucionar "todos os assuntos que estão a ser formalmente negociados desde agosto de 2016".

Segundo o sindicato, a proposta para um novo acordo de empresa foi apresentada à SATA em 2011 e ainda não foi negociada.A greve dos tripulantes de cabine a 01 e 02 de maio deixou em terra mais de 1.300 passageiros, tendo o sindicato afirmado que se registou na paralisação uma adesão de 100%, número diferente do do grupo SATA (66,9%).

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC