sicnot

Perfil

Economia

EUA lançam renegociação de acordo comercial com México e Canadá

Susan Walsh

Os Estados Unidos lançaram esta quinta-feira oficialmente o processo de renegociação do acordo de comércio livre que envolve o país, o Canadá e o México e que tem sido criticado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

As negociações sobre o acordo (NAFTA, North American Free Trade Agreement), assinado em 1994 e acusado de ter prejudicado o setor industrial dos Estados Unidos, vão começar a 16 de agosto, declarou o novo representante especial do comércio externo norte-americano, Robert Lighthizer, em comunicado.

A administração Trump informou o Congresso da sua intenção de renegociar o acordo e após um período de 90 dias, as conversações com o México e o Canadá podem ter início.

"Hoje, o presidente Trump cumpriu uma das suas principais promessas feitas ao povo norte-americano", disse Lighthizer.

"Durante anos, os políticos defenderam uma renegociação do acordo mas o presidente Trump é o primeiro a respeitar o seu compromisso", acrescentou.

A administração Trump diz que quer obter rapidamente resultados "significativos" para os consumidores, empresas e agricultores norte-americanos, refere o comunicado.

Donald Trump tem afirmado que o tratado, assinado pelo presidente Bill Clinton, é "o pior acordo comercial" firmado pelos Estados Unidos e ameaçou que o país poderia pura e simplesmente retirar-se dele.

O acordo também tem sido criticado pelos sindicatos, que dizem ter acelerado a deslocalização de empregos dos Estados Unidos para o México onde os salários são mais baratos.

Lusa

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.