sicnot

Perfil

Economia

Grécia aprova cortes nas reformas e aumento de impostos

Costas Baltas

O Parlamento grego aprovou esta quinta-feira um novo pacote de austeridade na ordem dos cinco mil milhões de euros. As reformas incluem cortes nas pensões e aumento de impostos que serão aplicados em 2019 e 2020. O objetivo é conseguir poupanças equivalentes a 2% do PIB.

Esta aprovação era imprescindível para que o Eurogrupo possa dar "luz verde" à próxima tranche de sete mil milhões de euros. Atenas espera agora que o empréstimo seja aprovado numa reunião dos ministros das finanças da zona euro, a 22 de maio.

Na quarta-feira, o país viveu a primeira greve geral do ano convocada pelos principais sindicatos gregos.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.