sicnot

Perfil

Economia

Governo quer reduzir em 35% a contratação de profissionais na saúde

O Ministério das Finanças vai obrigar os hospitais a reduzirem em 35% a contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

A medida está incluida num decreto-lei do Governo que entra em vigor esta terça-feira.

O diploma ameaça os gestores hospitalares que violarem a norma, pois podem ser responsabilizados a nível civil, financeiramente e disciplinarmente.

A medida deverá afectar sobretudo os hospitais fora das grandes cidades, que recorrem com mais frequência à contratação de tarefeiros em empresas exteriores.

Ao que a SIC apurou, algumas unidade de saúde já terão começado a cancelar cirurgias, antecipando a falta de médicos.

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.