sicnot

Perfil

Economia

Preços das casas em Portugal sobem 1,8%

(Arquivo)

Reuters

O preço das casas em Portugal Continental subiu 1,8% no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, segundo o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário divulgado esta quinta-feira.

A valorização acelerou nos primeiros três meses do ano, assinalou a empresa, que recordou que no quarto trimestre de 2016 a evolução tinha sido de 1%.

A taxa de variação homóloga também voltou a acelerar, com os preços a subirem no primeiro trimestre 6,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. "Recorde-se que no final do ano, o ritmo de crescimento homólogo dos preços abrandou, ficando-se em 5,6% depois de, em setembro, ter atingido a marca mais elevada dos últimos 15 anos, nomeadamente uma valorização homóloga de 7,5%", referiu a Confidencial Imobiliário, em comunicado.

Em termos acumulados, a recuperação dos preços das casas em Portugal situa-se em 14,3%, mas os preços das casas mantêm-se ainda cerca de 3,8% abaixo dos níveis observados em agosto de 2010, o ponto mais elevado do mercado desde início da atual série do índice.

O mínimo do mercado foi registado em junho de 2013.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35