sicnot

Perfil

Economia

Melhoria da perspetiva do rating é "reconhecimento do enorme esforço" de Portugal

MANUEL DE ALMEIDA

O ministro das Finanças Mário Centeno disse esta sexta-feira que a melhoria da perspetiva do rating de Portugal pela agência Fitch é "mais um reconhecimento do enorme esforço" feito na economia e nas contas públicas.

"É um sinal, mais um, do reconhecimento do enorme esforço que tem sido materializado nos resultados económicos que têm sido conhecidos e no rigor das finanças públicas que Portugal tem vindo a desenvolver", disse o governante à Lusa, em Lisboa, à chegada do Conselho dos Ministros das Finanças da União Europeia, que esta sexta-feira se realizou no Luxemburgo.

Centeno disse que o Governo continuará a trabalhar nas metas já traçadas de crescimento da economia e consolidação orçamental, acreditando que esse caminho "significará no futuro que haverá mais revisões de perspetivas das restantes agências e mesmo uma alteração do rating da República".

A agência de notação financeira Fitch melhorou esta sexta-feira a perspetiva do rating da República Portuguesa de "estável" para "positiva", abrindo caminho a uma alteração do 'rating' que para já continua em BB+, ainda em nível de não investimento (vulgarmente chamado de lixo).

Além da Fitch, as agências Moody's e Standard and Poor's (S&P) também atribuem a Portugal o nível de lixo, o que encarece os custos do financiamento do Estado e das empresas portuguesas.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.