sicnot

Perfil

Economia

Novo crédito ao consumo baixa em abril para 455 M€, revela Banco de Portugal

© Leonhard Foeger / Reuters

O novo crédito ao consumo diminuiu 3,9% em abril em termos homólogos e 23,4% face a março para 455 milhões de euros, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados relativos à evolução dos novos créditos aos consumidores, o número de novos créditos acordados entre os bancos e os consumidores também diminuiu 13,4% em abril em termos homólogos e 22% face ao mês anterior, totalizando os 104.736 novos contratos.

A componente que mais caiu foi o crédito pessoal, sobretudo a rubrica 'Outros Créditos Pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)', que baixou em termos homólogos 11,6% e 3,7% face a março para 180,448 milhões de euros .

Ainda no crédito pessoal, a 'finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos' baixou 3,7% na variação homóloga e caiu 24,6% na variação mensal, para 3,354 milhões de euros.

No crédito concedido em 'Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto' o montante atingiu os 69,947 milhões de euros em maio, menos 22,2% face ao mesmo mês de 2016 e menos 26,1% em relação a março.

Os empréstimos para a compra de automóvel alcançaram os 201,301 milhões de euros em abril, mais 14,4% do que um ano antes, com o crédito automóvel a aumentar em todas as componentes se comparado com 2016, com uma subida de 7,6% no número de contratos assinados para 14.495. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19