sicnot

Perfil

Economia

BCE defende estratégia europeia coordenada para crédito malparado

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, considera que é necessária "uma estratégia europeia coordenada para o crédito malparado", cujo rácio médio é de 6% na zona euro, no total quase um bilião de euros.

Num artigo de opinião publicado em vários jornais europeus, incluindo o português Jornal de Negócios, Constâncio indica que o BCE deu orientações precisas às entidades que supervisiona diretamente.

"Mas a atividade de supervisão não é suficiente por si só. O setor privado e as autoridades nacionais e europeias também têm um papel a desempenhar", segundo o vice-presidente do BCE.

Constâncio sublinha que é "necessária uma resposta de política" europeia e nacional que combine instrumentos adequados para abordar os empréstimos duvidosos na Europa.

"Os procedimentos judiciais para reclamar uma simples dívida podem prolongar-se em excesso e ter custos demasiado elevados em muitos países da zona euro", critica Constâncio.

Constâncio mostra-se otimista face às "sociedades nacionais de gestão de ativos" porque, quando desenhadas corretamente, aliviaram a carga do crédito malparado e recuperaram o valor dos ativos.

Dispor de um guia para constituir sociedade nacionais de gestão de ativos pouparia tempo e dinheiro às autoridades, sublinha o vice-presidente do BCE.

Este plano deveria clarificar em pormenor o papel destas sociedades no marco jurídico da União Europeia (UE), identificar as classes de ativos admissíveis, os requisitos de participação, a avaliação dos ativos, as estruturas de capital e financiamento, e a governança.

Constâncio adianta que os programas de titularização também podem ativar o mercado secundário de crédito malparado, se bem que as autoridades públicas deveriam intervir e transmitir claramente a determinação dos governos de adotar reformas estruturais que melhorem a valorização dos ativos.

O responsável do BCE também põe a possibilidade de se criarem plataformas de negociação ou câmaras de compensação de ativos duvidosos, incluindo, a nível da zona euro, para melhorar a transparência destes ativos e estimular a negociação.

Para que sejam um êxito, estas opções requerem que se avance consideravelmente nas reformas estruturais dos procedimentos de execução de dívidas e a redução da assimetria de informação.

"Se estas medidas resultarem credíveis, os investidores reconhecerão a mudança na política e mostrar-se-ão dispostos a pagar mais pelos ativos problemáticos, segundo Constâncio.

Lusa

  • BCE só retira ajudas quando retoma for sustentável
    2:16

    Economia

    O Banco Central Europeu só vai cortar as ajudas às economias como a portuguesa, quando a retoma económica for sustentável. E mesmo quando mexer na polí­tica monetária, será de forma gradual, uma vez que a zona Euro ainda precisa de um suporte "considerável", apesar da recuperação mais forte do crescimento e da inflação. A garantia foi deixada hoje pelo presidente do BCE, Mario Draghi em Sintra.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.